O que é: Ação de Cobrança – Consórcio
A ação de cobrança em consórcio é um procedimento judicial utilizado pelas administradoras de consórcio para cobrar parcelas em atraso dos consorciados. Nesse tipo de ação, a administradora busca a cobrança das parcelas em atraso, podendo incluir multas e juros previstos em contrato.
Como funciona a Ação de Cobrança – Consórcio
Para iniciar uma ação de cobrança em consórcio, a administradora deve notificar o consorciado inadimplente sobre a dívida e dar um prazo para regularização. Caso o consorciado não regularize a situação, a administradora pode ingressar com a ação judicial para cobrar as parcelas em atraso.
Quais são os documentos necessários para a Ação de Cobrança – Consórcio
Para ingressar com a ação de cobrança em consórcio, a administradora deve apresentar os documentos que comprovem a inadimplência do consorciado, como contrato de adesão, extratos de pagamento e notificações de cobrança.
Quais são as consequências da Ação de Cobrança – Consórcio
As consequências da ação de cobrança em consórcio podem incluir a inclusão do nome do consorciado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, além da possibilidade de penhora de bens para quitação da dívida.
Como evitar a Ação de Cobrança – Consórcio
Para evitar a ação de cobrança em consórcio, é importante manter as parcelas em dia e, em caso de dificuldades financeiras, negociar com a administradora antes que a situação se agrave. O consorciado também pode buscar alternativas, como a transferência de cota ou a contemplação por lance.